PPGCCOM inicia período de bancas de defesa de dissertações e qualificações da turma 2014/2015

Começaram a ser defendidos, a partir de junho de 2016, os exames de projeto de qualificação da turma de 2015 e de defesas de dissertação de mestrado da turma ingressada em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – PPGCCOM/UFAM.

No dia 24 de junho, às 9h30, o aluno Rafael de Figueiredo Lopes apresentou seu projeto, intitulado “Ramagens Otonianas: ecossistemas comunicacionais em processos de criação” à banca de qualificação, presidida pela Profa. Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas e composta pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira como membro interno do programa, e o Prof. Dr. Hideraldo Lima da Costa como membro externo. O aluno foi aprovado pela banca examinadora.

No dia 30 de junho houveram duas defesas às 15h: a aluna Daiana dos Santos Gualberto, com o projeto de qualificação intitulado “NeuroVidas: Uma Visão ecossistêmica sobre o sujeito”, avaliada por banca composta pelos professores doutores Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto, Mirna Feitoza Pereira e Tiótrefis Gomes Fernandes; e a aluna Laize Minelli Ferreira defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Capricho, senhora do tempo: cronotopo e autopoiese” perante banca composta pelo Prof. Dr. Walmir de Albuquerque, Profa. Dra. Denise Picolloto, e a Profa. Dra. Carolina Brandão Gonçalves. Ambas foram consideradas aprovadas pelas bancas avaliadoras.

Até a presente data, pelos menos mais seis bancas estão com previsão de realização. Todas as defesas são abertas ao público geral da Universidade. Confira os temas dos trabalhos e horários abaixo.

Aluno: Adriano Silva Rodrigues

Horário: 11 de julho ás 9h.

Título: “Aturá: O entrelaçamento das redes sociais e amorosidade no ecossistema comunicacional indígena

Aluna: Elizabeth da Costa Cavalcante

Horário: 11 de julho ás 15h.

Título: “Ecossistemas comunicacionais: um estudo sobre a representatividade da igreja evangélica na câmara municipal de Manaus

Aluno: Raphael Bonini Alves

Horário: 18 de julho ás 15h.

Título: “A notícia na internet: o processo de circularidade do webjornalismo pelo olhar ecossistêmico

Aluna: Suellen de Freitas Máximo

Horário: 20 de julho ás 14h30.

Título: “A grid modular da comunicação científica: percursos ecossistêmicos e semióticos para o design editorial

Aluno: Marcus Augusto da Silva Cordeiro

Horário: 21 de julho ás 15h.

Título: “Códigos do Jogo: Um estudo das linguagens da cultura dos games presentes na série Metal Gear Solid

Aluna: Hanne Cristine Assimen Caldas

Horário: 27 de julho ás 15h.

Título: “Do 'Criação' ao 'Bem Viver': metamorfoses do caderno de cultura do jornal A Crítica