PPGCCOM divulga informações para a matrícula do período 2015/2

Período da matrícula: 28 e 29 de janeiro de 2016

Horário: 14h às 18h

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Sala 10, Prédio Mário Ypiranga, Instituto de Ciências Humanas e Letras.

*** Todos os alunos regulares deverão efetuar a matrícula, incluindo os que já concluíram os créditos.

DISCIPLINAS OFERTADAS

Disciplina obrigatória

Seminário de Pesquisa (alunos regulares)

Professora: Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista

Ementa: Discussões sobre a escolha do tema, objeto e objetivos. O início da preparação do trabalho destinado à qualificação. Os tipos de pesquisa. Os desenhos teóricos e os desenhos metodológicos da pesquisa.  Os instrumentos e as forma de coletas de dados. Metodologia para o estudo dos ecossistemas comunicacionais.

Disciplinas eletivas

Linha 1

Redes e Tecnologias de Comunicação na Vida Social (alunos regulares – Linha 1)

Professor: Dr. Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto

Ementa: Fluxos, conexões e redes de interação. Dispositivos tecnológicos e configurações das redes na vida social. Processos midiáticos contemporâneos e suas implicações socioculturais, políticas e econômicas. A questão da técnica e suas implicações nas redes e processos de comunicação da contemporaneidade.

Linha 2

Sistemas Sensórios e Cognitivos na Comunicação (alunos regulares – Linha 2)

Professora: Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas

Ementa: A dimensão do sensível na organização do pensamento e da comunicação. As principais teorias do corpo. Os sistemas sensoriais e as recentes descobertas sobre o cérebro. As construções perceptivas da realidade e os processos de representação e cognição. Conhecimento complexo: contextos, subjetividades, linguagens e processos criativos.

Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)

Válida para Linhas 1 e 2.

Atividades Programadas 2 (alunos regulares)

Professores: Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista e Dr. Wilson Nogueira

Ementa: Produção intelectual supervisionada direcionadas às linhas de pesquisa. Iniciativas e ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas linhas. Produção bibliográfica, técnica, artística e divulgação científica e inserção social.

Atividades Complementares

Estágio em Docência na Graduação

Professora: Dra: Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud

Atividades de Pesquisa

Professor: orientador do discente

Obs.: O período de realização das disciplinas será informado ao longo do semestre.