PPGCCOM participa do Intercom São Paulo 2016

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação apresentaram trabalhos no XXXIX Intercom, realizado em São Paulo nos dias 05 a 09 de setembro. Os artigos aprovados, quatro no total, abordam o pensamento sistêmico e complexo da comunicação a partir da perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais.

O mestrando Rafael Lopes apresentou o trabalho intitulado “Pelas margens da (in)visibilidade: uma reflexão ecossistêmica comunicacional acerca da produção audiovisual amazonense contemporânea”. No GP Cinema, o autor fez uma reflexão da produção audivisual amazonense no que se refere à difusão e criação de obras contemporâneas em consonância com teóricos como: Boaventura Sousa Santos, Lucia Santaela, Sandro Colferai, entre outros.

O artigo “Precisa-se de novas características: os Ecossistemas Comunicacionais para entender o webjornalismo” foi apresentado pelo mestrando, Raphael Bonini, no GP Comunicação e Culturas Urbanas. Os conceitos e ideias dos autores Pierre Lévy, Muniz Sodré e Manuel Castells foram usados como fundamentação teórica do trabalho que discutiu as características do webjornalismo em relação aos meios de comunicação tradicional. 

                                                   

 Os trabalhos “Ecossistemas Comunicacionais: direções e novos caminhos na Amazônia” e “Ecossistemas Comunicacionais: Uma Análise da Produção Científica Brasileira” são resultados da proposta de aproximar estudantes de Graduação e Pós-Graduação para fortalecer a produção conhecimento na área. A ideia é desenvolvida pela Coordenadora do PPGCCOM, Maria Emília Abbud. O primeiro trabalho apresenta a compreensão da comunicação enquanto fenômeno complexo que entrelaça sistemas sociais, naturais e tecnológicos, envolvidos num ambiente. A fundamentação teórica contém Humberto Maturana, Edgar Morin, Gilson Monteiro e Mirna Feitoza, entre outros. A autoria é da mestranda, Elizabeth Cavalcante, e possui coautoria do estudante de Relações Públicas, Mateus Bento, e da Profa Dra Maria Emília Abbud. O outro trabalho apresenta os resultados da produção científica em torno do tema - Ecossistemas Comunicacionais e foi apresentado na sessão Intercom Júnior.  

 

O tema do Intercom Nacional 2016 foi “Comunicação e educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação” o que demonstra que as pesquisas desenvolvidas no PPGCCOM estão em conformidade com pesquisadores de outros locais do Brasil, seja com a complexidade dos estudos ou com o comprometimento de uma educação integrada e inovadora.