I Colóquio de Teorias da Comunicação – Interconexão! reúne mais de 100 pessoas no ICHL

 

Aberto a outras instituições, evento promoveu a integração entre graduação e mestrado por meio da reflexão teórica sobre os objetos de estudo da comunicação


O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, no dia 3 de abril, no Auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o I Colóquio de Teorias da Comunicação -  Interconexão!, que promoveu a integração entre alunos da graduação e pós-graduação a partir da reflexão teórica sobre os objetos de estudo da comunicação social.

 

O evento, que era aberto a acadêmicos e profissionais de outras instituições, teve a participação de mais de 100 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores. A programação começou às 9h e contou com a presença da coordenadora do PPGCCOM, Profa. Dra. Maria Emília Abbud, dos coordenadores dos cursos de graduação em jornalismo e relações públicas - Antônio José e Judy Tavares - além da Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira, coordenadora-geral do evento, que integraram a primeira mesa. 

 

Abbud apresentou o conceito de ecossistemas comunicacionais, área de concentração do PPGCCOM da Ufam, e destacou a importância do estudo dos fundamentos do pensamento comunicacional. “Ressaltamos o pioneirismo do nosso programa, o primeiro mestrado do Brasil a adotar essa proposta inovadora no estudo da comunicação”, afirmou. 

 

A Profa. Dra. Mirna Pereira falou sobre a importância de eventos como este, que promovem o debate e as interações entre graduandos e mestrandos. “O objetivo central é promover a integração entre graduação e pós-graduação por meio das teorias da comunicação”, explicou a coordenadora do evento. De acordo com ela, a ideia do colóquio surgiu a partir de discussões em sala de aula na graduação, com a proposta de levar a discussão para além da sala de aula. “E a integração com a turma de mestrado do PPGCCOM se mostrou o melhor caminho”, disse.  

 

O professor Antônio José ressaltou a importância de uma discussão sobre as teorias da comunicação em um momento de reformulação da grade curricular do curso de jornalismo, que está em curso. “Encontros como esses são necessários para avançarmos em outros caminhos que nos colocam para pensar nas transformações necessárias para que novas cabeças surjam do curso e possam fazer, na prática, essas mudanças. Precisamos fazer essa ponte entre o que a gente pesquisa e o que a gente vive”, declarou. 

 

 Por volta de 10h, a Profa. Dra. Mirna Pereira mediou os “diálogos impertinentes sobre as teorias da comunicação”, uma roda de conversas entre alunos da graduação e do mestrado que abordou discussões sobre o objeto de estudo e a epistemologia da comunicação, além de ressaltar a importância do exercício teórico-reflexivo e da transdisciplinaridade, necessários aos estudos das teorias da comunicação, aí inclusos os ecossistemas comunicacionais. “Essa transdisciplinaridade está representada aqui neste colóquio, que reúne profissionais de diversas áreas, como design e saúde, para debater as teorias da comunicação. É um tema que nos constitui enquanto profissionais dentro de uma determinada área”, afirmou. 

 

Após os estudantes de graduação e mestrado falarem sobre suas experiências e impressões acerca dos estudos das teorias da comunicação, foi realizado um intervalo e, por volta de 14h30, a programação do colóquio foi retomada com os “Caminhos Teóricos da Comunicação”, uma série de apresentações ministradas pelos alunos do mestrado do PPGCCOM sobre as teorias da comunicação. Teorias clássicas, culturais, cibercultura, teorias latinoamericanas e os ecossistemas comunicacionais estavam entre os temas abordados pelos alunos do mestrado Fábio Botelho, Gabriel Oliveira, Juan Lira, Keila Zannato, Leigiane Cardoso, Márcio Vieira, Mauro Souza e Monica Prestes.

 

Produção

 

Por fim, o graduando em Relações Públicas e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares, Mateus da Silva Bento, apresentou os resultados do Projeto de Iniciação Científica “Ecossistemas Comunicacionais: uma análise acerca da produção científica brasileira”, desenvolvido na Ufam com o objetivo de analisar a produção científica brasileira sobre os ecossistemas comunicacionais. Ele apontou que 32 trabalhos foram produzidos por pesquisadores da Amazônia e 13 em outras regiões do País. “A perspectiva dos ecossistemas comunicacionais contribui para a compreensão da comunicação enquanto fenômeno que entrelaça sistemas sociais, naturais e tecnológicos”, afirmou.

 

A comissão organizadora do Interconexão! teve, na coordenação geral, a Profa. Dra Mirna Feitoza Pereira. Da coordenação executiva fizeram parte os discentes Fábio Botelho, Gabriel Oliveira, Jéssica Botelho, Juan Lira, Keila Zannato, Leigiane Cardoso, Márcio Vieira, Mauro Souza e Monica Prestes.

 

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Ufam:

 

 Reconhecido por ser o primeiro mestrado acadêmico em Comunicação na região Norte do Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, foi aprovado em 2007 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2007. Com uma proposta inovadora que constitui uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar que busca compreender as problemáticas da comunicação na e para a Amazônia, o PPGCCOM UFAM desenvolve pesquisas na área de concentração de “ecossistemas comunicacionais”, que abrange estudos sobre os processos de organização, transformação e produção das mensagens conformadas a partir das interações entre sistemas sócio-culturais-tecnológicos em duas linhas de pesquisa.