UFAM e UFPA promovem o I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia

colóquio amazoniaO evento integra a programação do Intercom Norte e ocorre no próximo dia 26 de maio, às 10h, na Faculdade Boas Novas, em Manaus

O I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia reunirá experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos de Jornalismo e pós-graduação em Comunicação das universidades federais do Amazonas e do Pará relacionadas à prática do jornalismo digital. O evento ocorrerá no próximo dia 26 de maio, às 10h, na Faculdade Boas Novas, e integra a programação do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte.

A mesa será composta por Mirna Feitoza, professora do PPGCCOM e coordenadora do Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede (Lab F5); Jéssica Botelho, jornalista, editora do Lab F5 e mestranda do PPGCCOM-Ufam; Elaide Martins, vice-coordenadora do PPGCom-UFPA e coordenadora do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), e pelo estudante de jornalismo Matheus Botelho, integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade - Consia da UFPA e coordenador geral da Na Cuia - Produtora Cultural.

Além de promover a interlocução entre os expositores da Ufam e da Ufpa, a proposta do evento é abrir diálogo com o público presente para conhecer as experiências desenvolvidas nas demais universidades na área do jornalismo digital na região. “Queremos conhecer essas experiências e quem sabe construir caminhos de atuação em conjunto no ensino, na pesquisa e na extensão”, disse a professora Mirna Feitoza.

Ações em conjunto na área

O primeiro diálogo entre os expositores do I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia ocorreu por meio do Papo Criativo sobre “Jornalismo em Rede: a experiência do Lab F5 - UFAM”, promovido em abril deste ano e realizado através de videoconferência. Na ocasião, a professora Mirna Feitoza e a jornalista Jéssica Botelho foram convidadas a compartilhar suas experiências ao longo dos quatro anos que estão à frente do Lab F5.

A atividade teve como público principal os estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Pará - UFPA, que desenvolveram produtos jornalísticos de diferentes formatos e temas para plataformas web sob a supervisão das professoras Lorena Esteves e Monique Igreja, dentro do Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias do curso de Comunicação Social - Jornalismo. "A experiência de aprender na prática os conceitos que estudamos em sala de aula é enriquecedora, tanto no âmbito educacional quanto no âmbito profissional. Agora, propomos estender esta iniciativa entre as demais instituições de ensino em jornalismo da Amazônia", comenta Matheus Botelho, estudante de jornalismo e bolsista Pibic/PRODOUTOR do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade - Consia/UFPA.

O Papo Criativo é uma ação extensionista realizada pelo Grupo de Pesquisa Consia da UFPA, coordenado pela professora Manuela do Corral, com o intuito de promover a relação de debates e análises de conteúdos afins às pesquisas do grupo e que possam contar com a participação e as trocas de experiências e percepções, tanto dos integrantes do grupo quanto do público externo.

Quanto ao colóquio, o que se destaca da trajetória dos expositores é o objetivo em comum de desenvolver a formação acadêmica e profissional de futuros jornalistas envolvendo projetos de ensino, pesquisa e de extensão, utilizando ferramentas e processos oriundos do contexto digital. Além disso,  também refletem sobre novas questões dessa sociedade em rede, trazendo para o debate público temas como o impacto da inclusão digital em pequenas comunidades, o trabalho de youtubers na cena local, as novas configurações do jornalismo no ambiente conectado, dentre outros. “Queremos que esse colóquio seja mais do que uma troca de experiências e conhecimento sobre o jornalismo digital, sobretudo, que possa contribuir com o debate sobre as problemáticas que as novas configurações do jornalismo estão trazendo na atualidade, ajudando a buscar soluções e novos horizontes”, ressalta a professora Elaide Martins, da UFPA.

O I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia busca evidenciar a elaboração e a implementação de projetos universitários como elemento fundamental para a formação profissional dos futuros jornalistas, de forma que estejam aptos a problematizar e solucionar situações pertinentes a esse cenário. “Nós sabemos que assim como a UFAM e a UFPA, outros cursos de Jornalismo da Região Norte também desenvolvem projetos voltados para o jornalismo digital, seja em pesquisa, ensino ou extensão. Nosso maior objetivo é conhecer essas experiências, trocar ideias e, quem sabe, iniciar a construção de uma rede amazônica de jornalismo e Internet”, diz Jéssica Botelho

O I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia é uma iniciativa de professores, pesquisadores  e estudantes dos cursos de Jornalismo e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFAM e da UFPA, por meio dos grupos de pesquisa Mediação (CNPq/Ufam), Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade - Consia (CNPq/UFPA),  e do projeto Na Cuia - Produtora Cultural, com apoio do Intercom Norte.

O quê: I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia UFAM|UFPA

Quando: 26 de maio, das 10h às 12h