PPGCCOM discute pesquisa científica no Intercom Norte 2016

  A mesa redonda 'Pesquisa na Pós-graduação em Comunicação' reuniu egressos, pesquisadores em formação e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) para discutir e apresentar as pesquisas realizadas no âmbito das relações comunicacionais, com abordagem ecossistêmica, na região amazônica. O encontro fez parte da programação do XV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2016), realizado em Boa Vista - Roraima.

 

 A mesa iniciou com a coordenadora do PPGCCOM, profa.Dra.Maria Emília Abbud, contando o panorâma histórico do curso, a construção da ementa e a recomendação da CAPES em 2007. Apresentou as linhas de pesquisa “Redes e Processos Comunicacionais” e “Linguagens, Representações e Estéticas Comunicacionais” que auxiliam na construção e identificação do pensamento científico dos Ecossistemas Comunicacionais. 

 

 Em seguida, os egressos, Gad Amorim e Rosangela de Oliveira, apresentaram os resultados das pesquisas que desenvolveram no PPGCCOM. No trabalho de Gad Amorim, “Redes Sociais, uma perspectiva ecossistêmica: Publicidade de alimentos no Facebook”, ele analisou a publicidade de alimentos vinculadas na rede social e os impactos das postagens no cotidiano das pessoas. 

 

 O trabalho da egressa, Rosangela de Oliveira, intitulado “A influência da cultura organizacional nas práticas comunicacionais de uma instituição de ensino superior católica no Amazonas” abordou as formas de comunicação da instituição de ensino, tanto na prática da “acolhida” dos estudantes universitários quanto na utilização do email como suporte comunicacional. 

 

                                         

 

 Outro trabalho apresentado foi o “Branding Emocional: as sensações durante a experiência olfativa do consumidor em sua relação com o ecossistema comunicacional da marca Farm”, da pesquisadora em formação, Sarah Batista. Em fase de conclusão da pesquisa, Sarah apresentou os resultados parciais e explicou a metodologia e os recursos utilizados para o trabalho como: análise do ambiente, tipo de público, o aroma empregado nas roupas, e discorreu sobre comunicação visual. 

 

 A mesa resultou numa reflexão sobre a história do PPGCCOM na elaboração e construção do pensamento ecossistêmico na comunicação, considerando a Amazônia para a gestão do conhecimento científico.